quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

QUESTÕES INSS

1FCC - 2006 - TRT-4R - Analista Judiciário - Área Administrativa.
Considere as afirmativas abaixo:
I. Dentre os membros que compõem o Conselho Nacional de Justiça, um juiz do trabalho será indicado pelo Tribunal Superior do Trabalho.
II. Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no máximo, sete juízes, nomeados pelo Presidente da República, dentre brasileiros natos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade.
III. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar as ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho.
IV. Nas Varas do Trabalho, a jurisdição será exercida por colegiado de Câmaras.
É correto o que se afirma APENAS em

a) II e III.
b) I e IV.
c) I e III.
d) I,II e IV.
e) II, III e IV.
2FCC - 2009 - TRT - 15ª Região - Analista Judiciário - Área Administrativa
Considere as assertivas abaixo, relativamente ao Poder Judiciário.
I. O Presidente do Tribunal competente, que por ato comissivo ou omissivo, tentar frustrar a liquidação regular de precatório incorrerá em crime de responsabilidade.
II. É vedado ao magistrado exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos dois anos do afastamento por exoneração, salvo por motivo de aposentadoria.
III. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os Tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.
IV. Dentre outros, pode propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade, o Advogado-Geral da União.
V. Compete ao Supremo Tribunal Federal, além de outras, processar e julgar, originariamente os mandados de segurança e o habeas data contra ato de Ministro de Estado.
Estão corretas as que se encontram SOMENTE em
a) I e III.
b) II e IV.
c) III e V.
d) I, IV e V.
e) II, III e IV.
3ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 2
Marque a opção correta, nos termos do disposto na Constituição Federal de 1988.
a) Constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil, segundo preceitua o artigo 3 o da Constituição Federal da República/88, o respeito aos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.
b) Compete privativamente ao Senado Federal resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional.
c) A matéria constante de projeto de lei rejeitado não poderá constituir objeto de novo projeto, na mesma sessão legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional.
d) Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga.
e) São órgãos do Poder Judiciário os Tribunais e Juízes Militares, os Tribunais Arbitrais e o Conselho Nacional de Justiça.
4CESPE - 2009 - PGE-AL - Procurador de Estado - Prova Objetiva
Os projetos relativos à LDO e ao PPA, no âmbito federal, serão apreciados
a) somente pela Câmara dos Deputados.
b) por uma das casas do Congresso Nacional.
c) por ambas as casas do Congresso Nacional.
d) somente pelo Senado Federal.
e) pelo plenário das casas do Congresso, não passando pela Comissão Mista Permanente do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.
5FCC - 2010 - AL-SP - Agente Técnico Legislativo Especializado - Direito
No Brasil, as funções atípicas, relacionadas à teoria da separação de poderes,
a) são consideradas inconstitucionais, pois ferem a harmonia e a independência dos Poderes.
b) só poderão ser realizadas mediante expressa previsão legal.
c) possibilitam ao Senado Federal julgar o Presidente da República por crime de responsabilidade.
d) permitem aos Tribunais Superiores aprovar súmula com efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário.
e) garantem ao Poder Executivo prerrogativa para apurar fato determinado e por prazo certo com poderes de investigação próprios das autoridades judiciais.
6FCC - 2010 - TRT - 22ª Região (PI) - Analista Judiciário - Área Judiciária
A plenitude de defesa no Tribunal do Júri encontra-se dentro do princípio maior da
a) legalidade.
b) ampla defesa.
c) reserva legal.
d) moralidade.
e) presunção de inocência.
7CESPE - 2005 - TRE-PA - Analista Judiciário - Área Judiciária
O Tribunal de Contas da União (TCU) julgou ilegal ato de concessão de aposentadoria a servidor por autarquia federal, determinando a desconstituição do registro de aposentadoria do servidor. Considerando a situação hipotética acima, assinale a opção correta acerca da natureza, dos poderes e das competências do TCU.
a) A decisão do TCU que julgou ilegal a concessão de aposentadoria, negando-lhe o registro, não possui caráter impositivo e vinculante para a administração.
b) A aposentadoria é ato administrativo sujeito ao controle do TCU, que detém competência constitucional para examinar a conveniência do ato e recusar-lhe o registro, quando lhe faltar base legal.
c) Com a atual Constituição da República, ampliou-se significativamente a esfera de competência do TCU, que foi investido de poderes jurídicos mais amplos.
d) O TCU, por não ser órgão judicante, não pode apreciar a legalidade dos atos do poder público, no exercício das suas atribuições.
e) O TCU, órgão integrante do Poder Judiciário, tem suas decisões acobertadas pela coisa julgada.
8MPE-PR - 2011 - MPE-PR - Promotor de Justiça
Relativamente ao poder de iniciativa para a proposição de leis, é correto afirmar:
a) No âmbito dos Estados membros, o poder de iniciativa de leis visando o estabelecimento da organização, atribuições e estatuto de cada Ministério Público é concorrente entre o Procurador-Geral de Justiça e o Governador do Estado.
b) Os projetos de lei de iniciativa privativa do Presidente da República, em regra, não poderão ser alterados através de emendas apresentadas pelos parlamentares.
c) A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.
d) É conjunta dos Presidentes da República, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal, a iniciativa de lei para fixação dos subsídios dos Ministros do Supremo Tribunal Federal e conseqüente estabelecimento do teto salarial do funcionalismo público, conforme estabelecido pela Emenda Constitucional 19/98.
e) todas as alternativas anteriores são incorretas.
9EJEF - 2008 - TJ-MG - Titular de Serviços de Notas e de Registros
É CORRETO afirmar que, na classificação dos serviços públicos, considera-se exclusivo da União manter:
a) o serviço de alimentação.
b) o serviço postal.
c) o serviço de transportes.
d) o serviço de saúde.
10FMP-RS - 2011 - TCE-RS - Auditor Público Externo - Administração • FMP-RS - 2011 - TCE-RS - Auditor Público Externo - Economia
Considerando-se as normas da Constituição da República Federativa do Brasil sobre a organização político-administrativa do Estado e sobre a repartição de competências administrativas e legislativas entre os entes que compõem a Federação, assinale a alternativa correta.
a) A subvenção estatal de igrejas, em quaisquer dos níveis da Federação, somente será constitucionalmente válida se previamente autorizada por lei específica e desde que a subvenção seja estendível a todas as igrejas reconhecidas pelo ordenamento jurídico nacional.
b) Compete exclusivamente à União organizar e manter a Defensoria Pública, o Ministério Público e o Poder Judiciário do Distrito Federal, bem como legislar privativamente sobre eles.
c) Em razão do princípio da autonomia federativa, a incorporação entre Estados e a subdivisão ou o desmembramento de Estados independem de aprovação do Congresso Nacional e do Presidente da República, sendo necessárias apenas a aprovação da população diretamente interessada, por meio de plebiscito, e a anuência do Poder Legislativo e do Poder Executivo dos Estados envolvidos.
d) A criação de municípios no território do Distrito Federal, por razões de segurança nacional, requer, além da aprovação pela população diretamente interessada, a autorização, por meio de lei complementar, do Congresso Nacional e parecer favorável do Conselho de Defesa Nacional.
e) Caberá à União intervir em Município que não observar a forma republicana de governo, o sistema democrático representativo e não respeitar os direitos da pessoa humana.
11FCC - 2007 - TRF - 3ª REGIÃO - Analista Judiciário - Psicologia
O servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, será punido com a penalidade de
a) suspensão, sendo que essa penalidade terá o seu registro cancelado, após o decurso de 3 anos de efetivo exercício, independentemente do servidor praticar, nesse período, nova infração disciplinar.
b) advertência escrita, sendo que essa penalidade terá o seu registro cancelado, após o decurso de 1 ano de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.
c) demissão, incompatibilizando o ex-servidor para no- va investidura em cargo público federal, pelo prazo de 2 anos.
d) suspensão, sendo que essa penalidade terá o seu registro cancelado, após o decurso de 3 anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.
e) suspensão, sendo que essa penalidade terá o seu registro cancelado, após o decurso de 5 anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.
12IESES - 2008 - TJ-MA - Titular de Serviços de Notas e de Registros
De acordo com a Lei Federal n.8.666/93, a licitação poderá ser dispensada:
a) Para a locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades específicas da Administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha.
b) Para aquisição de materiais, equipamentos ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca.
c) Na contratação de serviços de publicidade, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado.
d) Nas concessões de serviços públicos.
13ESAF - 2006 - CGU - Analista de Finanças e Controle - Área - Tecnologia da Informação - Prova 2
A exoneração de ofício de servidor público, ocupante de cargo efetivo, dar-se-á
a) a pedido do próprio servidor.
b) em razão de processo administrativo, sendo-lhe assegurada ampla defesa.
c) a juízo da autoridade competente.
d) quando, tendo tomado posse, não entrar em exercício no prazo estabelecido.
e) em virtude da extinção do cargo.
14FCC - 2005 - TRT - 3ª Região (MG) - Analista Judiciário - Contabilidade
A investidura em empregos públicos, sujeitos à legislação trabalhista, na administração indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios
a) depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou provas e títulos, conforme a natureza e a complexidade do cargo ou função, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão.
b) independe de aprovação prévia em concurso público de qualquer natureza, por se tratar de emprego sob contrato trabalhista.
c) depende de aprovação prévia em concurso somente de títulos, na forma estabelecida em decreto.
d) depende de aprovação prévia em processo seletivo interno.
e) depende sempre de aprovação prévia em concurso público de provas ou provas ou títulos, conforme a natureza do cargo ou função, na forma estabelecida em lei federal.
15UNIRIO - 2008 - UNIRIO - Analista de Tecnologia da Informação - II
Quanto à abrangência da Lei 8112, de 11 de dezembro de 1990, é correto afirmar que estatui o Regime Jurídico dos servidores públicos
a) civis da União, das fundações públicas federais, das empresas públicas e das sociedades de economia mista.
b) militar da União e das autarquias, das fundações públicas federais e das empresas públicas.
c) civis da União, dos Estados e Municípios.
d) civis da União, e das autarquias, das empresas públicas e das sociedades de economia mista.
e) civis da União e das autarquias, inclusive as de regime especial, e das fundações públicas federais.
16CESPE - 2007 - TRE-AP - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação
No que se refere aos servidores público federais, assinale a opção correta.
a) O servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, ao entrar em exercício, ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 meses, durante o qual sua aptidão e sua capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observando-se os seguintes fatores: assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade.
b) O servidor que estiver cedido a outro órgão terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias, a contar da publicação do ato que determina o seu retorno ao cargo para retomar o desempenho das atribuições do cargo efetivo, sem se considerar o prazo razoável necessário para o deslocamento para a nova sede.
c) O servidor que não for aprovado no estágio probatório será demitido por meio de processo administrativo disciplinar, no qual lhe sejam assegurados ampla defesa e contraditório.
d) Na vacância, sendo o servidor efetivo, ele terá o direito de ser reconduzido ao cargo de origem, caso não seja aprovado no estágio probatório, ao contrário do que ocorre com a exoneração, ato que não lhe confere tal direito.
e) Prescreve em 5 anos o direito de o servidor requerer revisão dos atos que não afetem seu interesse patrimonial.
17ESAF - 2005 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Área Tecnologia da Informação - Prova 2

Assinale, entre as seguintes definições, aquela que pode ser considerada correta como a de órgão público.
a) Unidade personalizada, composta de agentes públicos, com competências específicas.
b) Centro funcional, integrante da estrutura de uma entidade, com personalidade jurídica de direito público.
c) Conjunto de agentes públicos hierarquicamente organizados.
d) Centro de competências, com patrimônio, responsabilidades e agentes próprios, criado para uma determinada atividade.
e) Unidade organizacional, composta de agentes e competências, sem personalidade jurídica.
18FCC - 2008 - METRÔ-SP - Analista Treinee - Administração de Empresas
Poder de polícia é
a) a atividade exercida pela Polícia Civil na apuração de infração penal.
b) o mecanismo de frenagem de que dispõe a Administração Pública para conter os abusos individuais.
c) a atividade exercida pela Polícia Militar na manutenção da ordem pública.
d) a faculdade de punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços da Administração.
e) o poder que a Administração tem para a prática dos atos administrativos com liberdade na escolha da sua conveniência, oportunidade e conteúdo.
19FCC - 2006 - TRE-AP - Analista Judiciário - Área Administrativa
É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial
a) na contratação de fornecimento ou suprimento de energia elétrica e gás natural com concessionário, permissionário ou autorizado, segundo as normas da legislação específica.
b) quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas.
c) quando a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento.
d) nas compras de hortifrutigranjeiros, pão e outros gêneros perecíveis, no tempo necessário para a realização dos processos licitatórios correspondentes, realizadas diretamente com base no preço do dia.
e) para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
20FCC - 2008 - TRF - 5ª REGIÃO - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação
De acordo com a Lei nº 9.784/99, será devolvido o prazo para recurso na hipótese de interposição
a) após exaurida a esfera administrativa.
b) fora do prazo.
c) por pessoa sem legitimidade ativa.
d) perante órgão incompetente.
e) após transitada em julgado a decisão administrativa.
21FCC - 2011 - TRE-RN - Analista Judiciário - Biblioteconomia
Embora pudesse estar estampada na primeira página de um jornal, a manchete fictícia que traz deslize quanto à concordância verbal é:
a) Economistas afirmam que em 2011 haverá ainda mais oportunidades de emprego na indústria e no comércio do que em 2010.
b) ?Os que insistem na minha culpa haverão de se arrepender pela injustiça cometida?, declara o secretário exonerado.
c) Expectativas em relação ao aumento da inflação faz bolsas caírem ao menor nível este ano.
d) Crescem no Brasil a venda e o comércio de produtos importados ilegalmente.
e) ?Ergueram-se mais edifícios nos últimos dois anos do que nos cinco anos anteriores?, constata estudo sobre o mercado imobiliário.
22COPEVE-UFAL - 2011 - UFAL - Bibliotecário Documentalista
Assinale a opção incorreta quanto ao uso do acento indicativo da crase.
a) A maioria das criaturas se compara às pessoas que acham que são felizes, às vezes nem bem as conhecem.
b) A morte do companheiro abrigou-a a ficar à frente dos negócios.
c) O banco não autorizou o empréstimo aquele cliente, porque, às vezes, ele passava cheque sem fundos.
d) O diretor preferiu a minha sugestão à que o meu concorrente apresentou.
e) Iracema prefere a morte à vergonha de ter um irmão assassino.
23FUMARC - 2011 - BDMG - Analista de Desenvolvimento
(Texto III)
Uma boa charge política não precisa de exegese, exatamente como uma boa piada dispensa explicação. Portanto as palavras do cartunista Laerte (painel do Leitor, 15/03) em defesa do colega João Montanaro, de 15 anos, só me convenceram de que a obra chocante talvez seja candidata a ser pendurada num museu qualquer ou numa galeria. Montanaro é menor de idade. Quem foi o maior de idade que o contratou para exercer uma função tão significativa no dia a dia de qualquer jornal que se preza e que respeita os seus leitores?
(Paula Mavienko-sikar, São Carlos, SP, in Painel do Leitor , 18/03/2011)
Sobre a composição do texto III, é INCORRETO afirmar que:
a) a primeira frase funciona como introdução às idéias discutidas e compõe-se de uma analogia.
b) o conectivo ?portanto? poderia ser substituído por ?sendo assim?, sem prejuízo do sentido proposto e estabelecendo a coesão textual.
c) a expressão ?de 15 anos? vem desnecessariamente entre vírgulas, pois traz informação redundante.
d) a interrogação contribui para que se possa inferir a intenção de responsabilizar o problema para outrem que não o chargista Montanaro.
24CESGRANRIO - 2011 - Petrobrás - Administrador Júnior
Em relação às regras de acentuação gráfica, a frase que NÃO apresenta erro é:
a) Ele não pode vir ontem à reunião porque fraturou o pé.
b) Encontrei a moeda caida perto do sofá da sala.
c) Alguém viu, além de mim, o helicóptero que sobrevoava o local?
d) Em péssimas condições climaticas você resolveu viajar para o exterior.
e) Aqui so eu é que estou preocupado com a saúde das crianças.
25FUNRIO - 2010 - SEBRAE-PA - Analista Técnico - Contabilidade
As alternativas abaixo transcrevem notícias publicadas na coluna de Ancelmo Gois, do jornal O Globo, em 21/04/2010. Assinale a única que contém um engano ortográfico decorrente de confusão entre letra e fonema.
a) A PM do Rio vai iniciar um programa de prevenção de desvio de conduta da tropa.
b) Mestre Marçal, o saudoso percussionista, entrou num avião e pôs a cuíca no colo.
c) Em Londres, muito brazuca ficou retido nos aeroportos sem um tostão no bolso.
d) Um grupo de brasileiros que mora em Milão tem cobrado 300 euros por noite para abrigar compatriotas.
e) Os EUA, sede da Copa de 1994, já cabalam votos para voltar a abrigar a competição.
26FCC - 2011 - TRT - 19ª Região (AL) - Analista Judiciário - Arquivologia
Quanto à ortografia, há INCORREÇÕES na frase:
a) O crescimento da classe C tem tido uma importância incomensurável para o comércio, mas vem ocasionando também uma elevação na taxa de inadimplência, o que é perturbador.
b) Milhões de pessoas têm sido beneficiadas com o crescimento econômico que se vê no país, saltando da classe D para a C, algo que há poucos anos não pareceria factível.
c) Alguns especialistas vêm disseminando a teoria de que, a partir da distribuição de riqueza por meio da geração de milhões de novos empregos, a classe E deixe de existir.
d) Os ?consumidores emergentes?, como vêm sendo chamados os novos integrantes da classe C, ainda têm dificuldade em poupar e adquirem grande parcela de produtos a crédito.
e) Sabe-se que a ascenção da classe D tem proporcionado um aumento expresivo do consumo de bens duráveis, o que pode acelerar sobremaneira esse mercado.
27TJ-SC - 2011 - TJ-SC - Analista Administrativo
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto:
“A companhia aérea achou a bagagem e mandou ___ para o hotel. Quando os candidatos começam a fazer promessas, ninguém ___ tolera. Os estadistas, em razão do prestígio que ___ vota a população, são incapazes de atos corruptos. A cliente pedia ao funcionário do mercado que ___ devolvesse a nota do caixa.”
a) -a ? lhes ? lhes ? a
b) -a ? os ? lhes ? lhe
c) -a ? os ? os ? a
d) ela ? lhes ? lhe ? lhe
e) lha ? os ? lhe ? lhe
28FCC - 2011 - TRT - 24ª REGIÃO (MS) - Analista Judiciário - Área Judiciária
Ninguém imaginou que ele nos trairia.
Supúnhamos, mesmo, que fosse o mais leal de nossos parceiros.
As frases acima estão reorganizadas numa só frase, sem prejuízo para a correção e o sentido, em:
a) Sendo o mais leal de nossos parceiros, como sempre supomos, não é de se imaginar que nos traia.
b) Uma vez que fosse o mais leal de nossos parceiros, como imaginar que haveria de nos trair?
c) Na suposição de que ele era, mesmo, o mais leal de nossos parceiros, nenhum de nós imaginou que nos trairia.
d) Conquanto tenha sido o mais leal de nossos parceiros, sua traição era para nós algo mesmo inimaginável.
e) Por havermos suposto que fora o mais leal dos parceiros, não imaginaríamos que mesmo ele possa nos trair.
29COPEVE-UFAL - 2011 - UFAL - Bibliotecário Documentalista
Assinale a opção incorreta quanto ao uso do acento indicativo da crase.
a) A maioria das criaturas se compara às pessoas que acham que são felizes, às vezes nem bem as conhecem.
b) A morte do companheiro abrigou-a a ficar à frente dos negócios.
c) O banco não autorizou o empréstimo aquele cliente, porque, às vezes, ele passava cheque sem fundos.
d) O diretor preferiu a minha sugestão à que o meu concorrente apresentou.
e) Iracema prefere a morte à vergonha de ter um irmão assassino.
30CESGRANRIO - 2011 - Petrobrás - Contador Júnior
O emprego da palavra/expressão destacada está INCORRETO em:
a) Estava mau-humorado quando entrou no escritório.
b) Indaguei a razão por que se empenhou tanto na dis- puta pelo cargo.
c) Ninguém conseguiu entender aonde ela pretendia chegar com tanta pressa.
d) Não almejava mais nada da vida, senão dignidade.
e) Ultimamente, no ambiente profissional, só se fala acerca de eleição.
31ESAF - 2008 - MPOG - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental - Provas 1-2
Beatriz aposentou-se e resolveu participar de um curso de artesanato. Em sua primeira aula, ela precisou construir uma caixa retangular aberta na parte de cima. Para tanto, Beatriz colou duas peças retangulares de papelão, medindo 200 cm² cada uma, duas peças retangulares, também de papelão, medindo 300 cm² cada uma e uma outra peça retangular de papelão medindo 600 cm². Assim, o volume da caixa, em litros, é igual a:
a) 48
b) 6
c) 36
d) 24
e) 12
32CESGRANRIO - 2008 - Petrobrás - Analista de Sistemas Júnior - Processos de Negócios
Se Ana sabe que Beatriz tem acesso ao sistema de almoxarifado, então Ana não fez um pedido. Ou Ana fez um pedido ou a senha de Beatriz foi descoberta. Se Carlos conversou com Ana, então Ana sabe que Beatriz tem acesso ao sistema de almoxarifado. Ora, nem a senha de Beatriz foi descoberta nem Beatriz conhece Carlos. Logo:
I - Ana fez um pedido;
II - Ana sabe que Beatriz tem acesso ao sistema de almoxarifado;
III - Carlos não conversou com Ana;
IV - Beatriz conhece Carlos.
São verdadeiras APENAS as conclusões
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV
33ESAF - 2009 - ANA - Analista Administrativo - Comum a todos
Determinado rio passa pelas cidades A, B e C. Se chove em A, o rio transborda. Se chove em B, o rio transborda e, se chove em C, o rio não transborda. Se o rio transbordou, pode-se afirmar que:
a) choveu em A e choveu em B.
b) choveu em A ou choveu em B.
c) não choveu em C.
d) choveu em C.
e) choveu em A.
34CESPE - 2010 - SAD-PE - Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação
Um argumento válido é uma sequência finita de proposições em que algumas são chamadas premissas e assumidas como verdadeiras, e as demais são conclusões que se garantem verdadeiras em consequência da veracidade das premissas e de conclusões previamente estabelecidas. Suponha que a proposição “Se Josué foi aprovado no concurso e mudou de cidade, então Josué mudou de emprego” seja uma premissa de um argumento. Se a proposição “Josué não mudou de emprego” for outra premissa desse argumento, uma conclusão que garante sua validade é expressa pela proposição
a) Josué foi aprovado no concurso e não mudou de cidade.
b) Josué não foi aprovado no concurso e mudou de cidade.
c) Josué não foi aprovado no concurso ou não mudou de cidade.
d) Se Josué não mudou de emprego, então Josué não mudou de cidade.
e) Se Josué não mudou de emprego, então Josué não foi aprovado no concurso.
35FUNIVERSA - 2009 - SEPLAG-DF - Analista - Planejamento e Orçamento
Para construir cada peça de um determinado modelo, um artesão utiliza cinco pedaços de fio de cobre com os seguintes comprimentos: dois pedaços de 25 cm, dois de 30 cm e um de 40 cm, que são cortados de um mesmo rolo. Assinale a alternativa que apresenta um comprimento total de fio, em metros, que um desses rolos deve ter antes de ser utilizado, para que não haja desperdício após os recortes e não sobrem pedaços de fio sem utilizar após a confecção de todas as peças construídas.
a) 5
b) 5,25
c) 6
d) 6,25
e) 7
36FCC - 2011 - TRT - 24ª REGIÃO (MS) - Analista Judiciário - Área Administrativa
Nicanor deveria efetuar a divisão de um número inteiro e positivo N, de três algarismos, por 63; entretanto, ao copiar N, ele enganou-se, invertendo as posições dos dígitos extremos e mantendo o seu dígito central. Assim, ao efetuar a divisão do número obtido por 63, obteve quociente 14 e resto 24. Nessas condições, se q e r são, respectivamente, o quociente e o resto da divisão de N por 63, então:
a) q + r = 50.
b) r < 40.
c) q < 9.
d) r é múltiplo de 4.
e) q é um quadrado perfeito.
37CESGRANRIO - 2009 - TermoMacaé - Administrador
Como o ano de 2009 não é bissexto, ou seja, tem 365 dias, houve um dia que caiu exatamente no "meio" do ano. Assim, as quantidades de dias do ano de 2009 antes e depois dessa data são iguais. Esse data foi
a) 30 de junho.
b) 1 de julho.
c) 2 de julho.
d) 3 de julho.
e) 4 de julho.
38FCC - 2010 - TRF - 4ª REGIÃO - Analista Judiciário - Contabilidade
Considere que as seguintes proposições são verdadeiras:
1. Se um Analista é competente, então ele não deixa de fazer planejamento.
2. Se um Analista é eficiente, então ele tem a confiança de seus subordinados.
3. Nenhum Analista incompetente tem a confiança de seus subordinados.
De acordo com essas proposições, com certeza é verdade que:
a) Se um Analista deixa de fazer planejamento, então ele não é eficiente.
b) Se um Analista não é eficiente, então ele não deixa de fazer planejamento.
c) Se um Analista tem a confiança de seus subordinados, então ele é eficiente.
d) Se um Analista tem a confiança de seus subordinados, então ele é incompetente.
e) Se um Analista não é eficiente, então ele não tem a confiança de seus subordinados.
39FCC - 2010 - BAHIAGÁS - Analista de Processos Organizacionais - Contabilidade
Em uma competição de matemática com quatro concorrentes, a soma dos pontos de Bianca e Décio é igual a soma dos pontos de Ana e Carlos. O total de pontos de Décio é maior que a soma dos pontos de Bianca e Carlos. Sabe-se também que se os pontos de Bianca e Carlos forem trocados, então a soma dos pontos de Ana e Carlos será maior que a soma dos pontos dos outros dois. Admitindo-se que o total de pontos de cada participante é não negativo, a ordem de classificação, do primeiro para o quarto colocado, é
a) Décio, Ana, Carlos, Bianca.
b) Décio, Carlos, Bianca, Ana.
c) Décio, Ana, Bianca, Carlos.
d) Ana, Décio, Carlos, Bianca.
e) Ana, Décio, Bianca, Carlos.
40FCC - 2006 - TRT-4R - Analista Judiciário - Área Administrativa
Dentre os pares (x, y) de números inteiros tais que a soma do primeiro número com o dobro do segundo número é igual a 64, considere o par em que o produto x . y é máximo. Os números x e y são tais que
a) x é uma potência de 2
b) y é um múltiplo de 3
c) y é um divisor de 8
d) x = y
e) x = y/2
41FUNCAB - 2010 - IDAF-ES - Administrador
Qual alternativa NÃO representa uma boa prática relacionada à navegação na Internet com privacidade e segurança?
a) Manter o antivírus atualizado.
b) Ter um Firewall instalado e atualizado.
c) Manter o Internet Explorer atualizado com as correções liberadas pela Microsoft.
d) Evitar salas de bate papo.
e) Usar sempre o teclado normal ao invés do virtual que aparece na tela para digitar a senha, já que a maioria dos vírus é capaz de armazenar a senha digitada pelo teclado normal.
42FGV - 2009 - MEC - Analista de Sistemas - Especialista
Ao utilizar o Windows Explorer no sistema operacional Windows XP, um usuário executou o seguinte procedimento:
I. Selecionou a pasta DOCUMENTOS no disco C:
II. Executou um atalho de teclado ALFA, que resultou na seleção de todos as pastas e arquivos armazenados na pasta DOCUMENTOS.
III. Pressionou , simultaneamente, as teclas Ctrl e C.
IV. Selecionou a pasta PROJETO, também no disco C:
V. Pressionou , simultaneamente, as teclas Ctrl e V.
A tecla de atalho ALFA está indicada na seguinte opção:
a) Ctrl + A
b) Ctrl + T
c) Ctrl + S
d) Alt + T
e) Alt + A
43MS CONCURSOS - 2010 - CODENI-RJ - Analista de Sistemas
Quando se começou a usar discos para armazenar arquivos, tornou-se possível ler os bytes, ou registros de um arquivo, fora da ordem ou acessar registros por chave, em vez acessá-lo por posição. Como são chamados os arquivos cujos bytes ou registros, podem ser lidos em qualquer ordem?
a) Acesso sequencial.
b) Arquivos de acesso aleatório.
c) Atributos do arquivo.
d) Arquivo de dados.
44CESGRANRIO - 2010 - IBGE - Analista de Sistemas - Suporte de Produção e Rede
Thiago, administrador de uma rede, acaba de receber uma ligação de um diretor dizendo que ele excluiu acidentalmente um arquivo importante do servidor de arquivos que roda o sistema operacional Windows XP. O diretor está precisando desse arquivo imediatamente, pois irá utilizá-lo em uma apresentação que será realizada no dia seguinte. Hoje é quinta-feita e o arquivo foi criado há três semanas atrás. Sabe-se que um backup diferencial é executado todas as noites, exceto na sexta-feira, às 22h, quando é feito um backup completo. O backup de cada dia é gravado em uma fita separada, a qual é rotulada com o dia em que foi executado. O diretor acredita que tenha excluído o arquivo ontem pela manhã. O arquivo foi modificado pela última vez na segunda-feira e não foi acessado no final de semana. Assumindo que o diretor esteja correto, a cópia mais recente do arquivo pode ser encontrada apenas nas fitas de backup de
a) sexta-feira.
b) terça-feita.
c) domingo e segunda-feira.
d) segunda-feira e terça-feira.
e) terça-feira e quarta-feita.
45FUNIVERSA - 2011 - EMBRATUR - Técnico em Comunicação Social
Assinale a alternativa que apresenta o conjunto de recurso(s) que permite, de forma mais adequada, incluir a equação “acos? ? ß” no documento Word 2007, a partir da guia “Inserir” na Barra de Ferramentas.
a) Grupo WordArt
b) Grupo SmartArt
c) Grupos Equação e Símbolo
d) Grupo Formas
e) Grupo Layout da Web
46FGV - 2010 - BADESC - Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Sistemas
Assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna do texto a seguir. O Consórcio World Wide Web (W3C) é um consórcio internacional em que as organizações filiadas, uma equipe em tempo integral e o público trabalham com o objetivo principal direcionado para o desenvolvimento de _____.
a) padrões e diretrizes para a Web.
b) protocolos de comunicação em apoio à arquitetura TCP/IP.
c) novos sistemas operacionais para gerenciamento na Internet.
d) equipamentos de interconexão de alta velocidade para banda larga.
e) microprocessadores de alto desempenho para microcomputadores RISC.
47FCC - 2011 - TRT - 14ª Região (RO e AC) - Analista Judiciário - Execução de Mandados
No Mozilla Thunderbird 2.0,
a) a agenda permite configurar vários tipos de alarmes de compromissos.
b) contas de usuários de webmail podem ser acessadas pelo Thunderbird simplesmente fornecendo o nome de usuário e senha.
c) tentativas de golpe, no qual a mensagem recebida é usada para convencer o usuário a fornecer dados pessoais, são alertadas pela ferramenta anti-spam.
d) uma conexão segura pode ser configurável por meio do protocolo SMTP.
e) o campo Cco é utilizado para criptografar a mensagem a ser enviada.
48FCC - 2008 - METRÔ-SP - Analista Treinee - Ciências da Computação
Nos sistemas multimídia,
a) o tempo ou a dependência temporal entre os itens de informação inexistem na informação.
b) Streaming é um termo usado para indicar que uma mídia contínua está sendo enviada e apresentada diretamente no destino à medida que é recebida.
c) as mídias discretas ou dinâmicas são compostas por itens de informação dependentes do tempo, portanto, o tempo faz parte da semântica da informação.
d) as mídias do tipo sintetizadas, via de regra, contêm informações capturadas do mundo real.
e) as mídias dinâmicas caracterizam-se pela independência temporal, já que o significado do conteúdo não sofre alteração, mesmo que a dependência temporal não seja respeitada.
49FUNIVERSA - 2009 - PC-DF - Agente de Polícia
O Windows Vista é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, laptops, Tablet PC. Entre os recursos disponibilizados no Windows, tem-se uma linha de defesa principal, fundamental para proteger o computador contra muitos tipos de softwares mal- intencionados. Esse recurso é chamado
a) Windows Firewall.
b) Windows Aero.
c) Windows SuperFetch.
d) Windows ReadyBoost.
e) Windows SideShow.
50COPEVE-UFAL - 2011 - UFAL - Assistente Social
No BrOffice Impress, é possível abrir um arquivo a partir
a) do atalho de tecla Ctrl+A.
b) do atalho de tecla Alt+A.
c) da opção de menu Editar → Abrir... .
d) da opção de menu Exibir → Abrir... .
e) do atalho de tecla Ctrl+O.
51ESAF - 2006 - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho - Prova 1
Um servidor público, com poderes para representar a Administração Pública, celebrou, com um particular, um contrato de locação de um imóvel, para fins de uso pelo Poder Público. Pactuou, com o locador, um acréscimo de 10% do valor de mercado do aluguel, o qual foi embutido no preço contratado. Pactuou também, com o locador, verbalmente, que esse acréscimo ser-lhe-ia entregue mensalmente (a ele servidor público), cinco dias após o pagamento do aluguel. O contrato foi cumprido, inclusive o acordo verbal. Nessa hipótese, pode-se afirmar que:
I. o servidor cometeu ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário.
II. o servidor cometeu ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilícito.
III. o locador poderá ser condenado às penas previstas na Lei da Improbidade Administrativa.
IV. o locador não poderá ser condenado por ato de improbidade administrativa porque não se beneficiou do acréscimo ao valor do aluguel.
V. o servidor poderá ser condenado, entre outras penas, à perda da função pública e dos direitos políticos.
Estão corretas:
a) apenas as afirmativas II, IV e V.
b) apenas as afirmativas I, II e IV.
c) apenas as afirmativas II, III e IV.
d) apenas as afirmativas I, III e V.
e) apenas as afirmativas I, II, III e V.
52ESAF - 2004 - CGU - Analista de Finanças e Controle - Área - Correição - Prova 3
Estão submetidos ao período de quarentena
a) todos os titulares de cargo de Natureza Especial e do Grupo Direção e Assessoramento Superiores - DAS, nível 6 ou equivalente.
b) todos que exerçam cargo de administrador ou de conselheiro em empresa estatal.
c) todos que exerçam cargo de Ministro de Estado ou equivalente.
d) todas as autoridades que tenham tido acesso a informações que possam ter repercussão econômica.
e) os diretores de instituição financeira pública federal, se a instituição assim decidir.
53ESAF - 2009 - ANA - Analista Administrativo - Comum a todos
De acordo com o Decreto n. 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal), é vedado ao servidor público:
I. aceitar ajuda financeira, para si ou para familiares, fornecida pela parte interessada, para fins de praticar ato regular e lícito, inserido em sua esfera de atribuições;
II. fazer uso de informação privilegiada obtida no âmbito interno do seu serviço, salvo quando a informação afetar interesse do próprio servidor;
III. utilizar, para fins particulares, os serviços de servidor público subordinado;
IV. utilizar-se da influência do cargo para obter emprego para um parente próximo;
V. procrastinar a decisão a ser proferida em processo de sua competência porque tem antipatia pela parte interessada.
Estão corretas:
a) as afirmativas I, II, III, IV e V.
b) apenas as afirmativas I, II, III e IV.
c) apenas as afirmativas I, II, III e V.
d) apenas as afirmativas I, III, IV e V.
e) apenas as afirmativas III, IV e V.
54ESAF - 2005 - SET-RN - Auditor Fiscal do Tesouro Estadual - Prova 2
De acordo com a Lei Complementar nº 122, de 30.06.1994, a pena aplicável ao servidor que se ausenta do serviço, durante o expediente, sem a prévia autorização do chefe imediato é
a) censura.
b) advertência.
c) suspensão até 15 dias.
d) suspensão até 90 dias.
e) demissão.
55FGV - 2010 - SEAD-AP - Fiscal da Receita Estadual - Prova 1
O Código de Ética do Servidor da Receita Estadual do Amapá veda as condutas relacionadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
a) Emitir, de maneira costumeira, cheque com insuficiência de fundos.
b) Alterar o teor de documentos particulares.
c) Convidar indivíduo ou grupo de pessoas para participar de eventos com caráter político-partidário, ideológico ou religioso.
d) Omitir-se de tomar providências diante de irregularidades ocorridas nas operações e serviços de sua competência, mesmo que tal omissão não resulte em prejuízo para o serviço.
e) Praticar jogos e passatempos, em horário de trabalho, nas dependências das unidades da Secretaria da Receita Estadual.
56FESMIP-BA - 2011 - MPE-BA - Analista de Sistemas • FESMIP-BA - 2011 - MPE-BA - Analista - Tecnologia

Examine as assertivas abaixo.
I. Assim como a palavra “moral” vem do latim (mos, moris), a palavra “ética” vem do grego (ethos) e ambas se referem a costumes, indicando as regras do comportamento, as diretrizes de conduta a serem seguidas.
II. A moral social trata dos valores e das normas de conduta que são exigidas do indivíduo para realizar sua personalidade.
III. As normas éticas são aquelas que prescrevem como o homem deve agir.
IV. A norma ética possui, como uma de suas características, a impossibilidade de ser violada. Assinale a alternativa que contém as assertivas corretas.
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) II e IV.
57CESGRANRIO - 2011 - FINEP - Analista - Biblioteconomia
Em caso de omissão do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, as Comissões de Ética devem
a) ouvir, previamente, a área jurídica do órgão ou entidade.
b) solicitar consultoria jurídica externa para dirimir a dúvida.
c) suprir a omissão através do recurso à analogia e aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
d) encaminhar o processo à entidade fiscalizadora do exercício profissional na qual o servidor público infrator estiver inscrito.
e) arquivar o procedimento de investigação, caso este já tenha sido instaurado, visto que a matéria é regida pelo princípio da estrita legalidade.
58FCC - 2011 - NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO - Contador • FCC - 2011 - NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO - Analista de Sistemas
A respeito dos conceitos de ética, moral e virtude, é correto afirmar:
a) A vida ética realiza-se no modo de viver daqueles indíviduos que não mantêm relações interpessoais.
b) Etimologicamente, a palavra moral deriva do grego mos e significa comportamento, modo de ser, caráter.
c) Virtude deriva do latim virtus, que significa uma qualidade própria da natureza humana; significa, de modo geral, praticar o bem usando a liberdade com responsabilidade constantemente.
d) A moral é influenciada por vários fatores como, sociais e históricos; todavia, não há diferença entre os conceitos morais de um grupo para outro.
e) Compete à moral chegar, por meio de investigações científicas, à explicação de determinadas realidades sociais, ou seja, ela investiga o sentido que o homem dá a suas ações para ser verdadeiramente feliz.
59CESPE - 2010 - UERN - Técnico de Nível Superior
Assinale a opção correta com referência ao papel do Estado e à ética no serviço público.
a) Ao Estado não compete estabelecer as condutas proibidas ao servidor público, já que a ética e a moral no serviço público têm por fundamento a concepção pessoal do servidor a respeito de tais institutos.
b) O Estado considera legítima a omissão da verdade por parte do servidor público, quando esta for contrária aos interesses da administração pública.
c) Quando há atraso na prestação do serviço que lhe compete, a conduta do servidor público causa dano moral aos usuários, sem, contudo, caracterizar atitude contrária à ética ou ato de desumanidade.
d) Ressalvadas as hipóteses previstas em lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum.
e) A fim de evitar conduta negligente, o servidor deve velar atentamente pelo cumprimento das ordens de seus superiores, sejam elas legais ou ilegais.
60FUNIVERSA - 2009 - ADASA - Advogado
O Decreto n.º 1.171/1994, que cria o Código de Ética do Servidor Público Civil, prevê a constituição de uma comissão de ética a fim de implementar as novas disposições a serem observadas. Acerca dessa comissão, assinale a alternativa correta.
a) Será integrada apenas por servidores públicos.
b) Será integrada por servidores de carreira.
c) Será integrada por três servidores ou empregados titulares de cargo efetivo.
d) Será integrada por três empregados com mais cinco anos no cargo.
e) Será integrada por três servidores com mais de cinco anos no cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique para Entrar